Conta Bloqueada No Facebook Ads : Aprenda a Reduzir Chances de Bloqueio

Depois de muitos pedidos de leitores sobre como evitar o pesadelo da conta bloqueada no facebook ads, resolvemos escrever este artigo, de acordo com as nossas estratégias alinhadas as boas práticas da própria rede social. Se este assunto te interessa, continue lendo o post!

Em meados de janeiro de 2015, o Facebook “difundiu o caos” ao alterar radicalmente grande parte das suas políticas de publicidade, proibindo uma série de técnicas que a maioria dos afiliados e anunciantes estavam fazendo e que gerava muito lucro para eles.

O majestoso Mark Zuckerberg já vinha pegando no pé dos afiliados e anunciantes ao impedir que o fosse colocado o link de afiliação, sem camuflamento por exemplo, mas o susto aconteceu quando o Facebook começou um verdadeiro genocídio de contas, onde milhares de afiliados e anunciantes, do dia para a noite tiveram as suas contas de anúncios bloqueadas, sem aviso prévio, motivos concretos e sem saber o estava acontecendo.

A 1° Explicação Para Conta Bloqueada No Facebook Ads:

Conta Bloqueada No Facebook Ads
Foto: Reprodução

O Facebook é uma rede social e não um classificado de anúncios, e como tal, ele sempre irá priorizar a experiência de navegação de seus usuários.

Imagine você, por exemplo, não é desagradável quando você está rolando o seu feed de notícias e se depara com algum anúncio que não tem sentido com os seus assuntos de interesse e ainda por cima, quando clicado leva para uma página oferecendo um produto?

É este tipo de coisa que o Facebook não quer que aconteça de forma alguma. Ele quer que o usuário tenha uma experiência agradável ao navegar pela rede e por isso, a sua primeira intenção é que façamos anúncios que sejam relevantes e que acrescentem conhecimento e informações úteis à vida dos usuários.

Isso explica porque na maioria das vezes anúncios que levam à algum post de blog, vídeo ou até mesmo páginas de vendas que sejam repletas de informações não são bloqueados.

Portanto, a primeira atitude para conseguir anunciar sem infringir as regras do Facebook seria anunciar conteúdos relevantes e realmente informativos e que não tenham somente a intenção de venda.

Como as Mudanças Afetaram os Afiliados e Anuciantes:

 

Mudanças-na-Conta-Bloqueada-No-Facebook-Ads
Foto: Reprodução

Certo tempo atrás o Facebook “aceitava de tudo” e muitos afiliados e anunciantes aproveitaram e faziam a festa, mas hoje em dia é preciso dançar conforme a música.

Uma das coisas que mais atrapalham a vida dos afiliados é a impossibilidade de anunciar para as Squeeze Pages (páginas de captura simples e altamente otimizadas, cujo único propósito é obter o email do visitante) ou diretamente para a sales page (página de vendas).

Porém, ainda é possível capturar emails ou fazer vendas diretas, desde que as suas páginas de destino estejam dentro das normas do Facebook.

Como Deve Ser Uma Página Dentro dos Termos do Facebook:

A maior parte dos bloqueios ocorre, não necessariamente por alguma irregularidade no anúncio, mas sim por causa da página de destino, para onde enviamos a pessoa que clica no anúncio. Porém, apesar dos pesares, ainda é possível construir páginas de captura e páginas de vendas possíveis de serem anunciadas no Facebook.

Antes de entrar nos detalhes propriamente ditos, é importante informá-lo que caso você vá construir as suas própria páginas, atualmente só existem duas ferramentas capazes de fazer páginas que estejam dentro das normas do Facebook:

  • OptimizePress, que é uma das mais famosas ferramentas para criar páginas;
  • LeadLovers, considerado por muitos como a melhor ferramenta do Brasil, não somente por causa do construtor de páginas, mas também por ter várias outras funções, como email marketing, notificações no Facebook, funis de vendas inteligentes, área de membros… enfim, tudo que o afiliado precisa reunido em um só lugar.

Agora vamos explicar passo à passo o que precisa ter (e o que não pode ter) em uma página, para ser anunciada no Facebook:

1- Visão Geral

A página precisa ter informações precisas, explicando ao usuário exatamente do que se trata, para que ele possa livremente tomar a decisão de ficar ou sair da página sem precisar primeiramente colocar o email ou assistir o vídeo, para somente depois entender o objetivo da página.

No caso das páginas de captura, não são mais aceitas as Squeeze Page, que são páginas de captura mais simples, sem distrações, contendo apenas uma imagem de fundo e o formulário de captura com uma forte chamada para ação, sem páginas de políticas de privacidade, contato e sobre.

Já nas páginas de vendas, a regra é bem parecida. Aquelas páginas de vendas somente com o vídeo e um botão não são mais aceitas, é necessário oferecer um conteúdo explicativo bem como as páginas citadas anteriormente.

Para que uma página de vendas seja aceita pelo Facebook ela precisa ser clara e objetiva, conter bastante conteúdo (bullet points com informações sobre os benefícios do produto, depoimentos, garantia, módulos do curso, perguntas/dúvidas frequentes, informações de pagamento, etc), além do vídeo de vendas, é claro.

2- Contato, Termos de Uso e Políticas de Privacidade

Como já citado acima, o Facebook também exige que as páginas anunciadas contenham as informações sobre o anunciante no rodapé da página. Para isso, o ideal é você colocar um email de contato seu ou de sua empresa (se já tiver empresa registrada coloque o CNPJ também) e se possível, coloque também um link para um formulário de contato, caso o visitante queira entrar em contato com o anunciante.

Os links para “Termos de Uso” e “Políticas de Privacidade” também são exigidos pelo Facebook e a finalidade destes é explicar passo tudo que os usuários podem ou não podem fazer em seu site, deixar claro que você não irá compartilhar os dados dos usuários sem o consentimento deles, que você não irá enviar conteúdo que não seja aquele que for apresentado de maneira absolutamente clara na página, entre outras coisas, além de isentá-lo de algumas responsabilidades.

Quais são os Principais Motivos dos Bloqueios de Conta:

Vamos ser sinceros, o Facebook é imprevisível e mesmo que você siga 200% à risca, tanto as dicas deste post quanto os próprio termos do Facebook, ainda sim, você pode um dia ter a sua conta bloqueada. Não existe verdade absoluta e nenhum método milagroso capaz de isentá-lo deste risco.

Porém, vários profissionais do ramo já constataram que existem uma série de fatores que contribui intensamente para que a sua conta de anúncios tenha vida curta.

Confira abaixo alguns dos principais motivos dos bloqueios de conta no facebook ads:

  • Anunciar diretamente para a página de vendas ou para uma Squeeze Page;
  • Colocar no anúncio certas palavras ou frases proibidas pelo Facebook, como: “Dinheiro, Ganhar Dinheiro, Renda Extra, Grana Extra, Aposta, Milagre, Milagroso, Trabalhe em Casa, Método” ou qualquer outra palavra ou termo que possa passar a impressão de uma promessa falsa ou milagrosa;
  • Usar imagens relacionadas aos termos acima;
  • Usar imagens que contenham mais de 20% de texto ou botões como alguma chamada para ação;
  • Fazer anúncios de conteúdo restrito ou proibido (drogas, bebidas, suplementos ou medicamentos, armamentos, jogos de azar, produtos ou serviços para adultos, etc);
  • Deixar o cartão (ou outro meio de pagamento) sem saldo, impossibilitando a cobrança.

Como Anunciar Diretamente Para Uma Página de Vendas ou Squeeze Page Sem Ser Bloqueado:

Por ser um assunto muito polêmico, mas de última hora, chegamos à conclusão de que é seu direito saber e a nossa obrigação é de compartilhar este conhecimento.

Quem faz a análise das contas e anúncios no Facebook não são pessoas e sim robôs na grande maioria das vezes(semelhantes aos robôs do Google, que fazem a indexação das páginas) e estes robôs enxergam tudo que existe dentro da sua conta, anúncio e link de afiliado. Há casos também que passam por revisão manual, por humanos.

A solução veio através do mercado americano, eles inventaram uma ferramenta conhecida como “Cloaker”, que é capaz de enganar o robô do Facebook, mostrando a ele uma página aparentemente inofensiva, enquanto redireciona o usuário que clica para a página desejada.

Esta é uma informação um pouco mais complexa, então se você quiser saber em detalhes como tudo funciona, clique aqui e acesse uma ferramenta de cloaker brasileira.

Finalizando:

Por mais que muitos profissionais se esforcem ao máximo para não ter a conta bloqueada no facebook ads, não existe (e provavelmente nunca existirá) um fórmula definitiva para isso.

O ideal é andar na linha, sempre ler as políticas do Facebook algumas centenas de vezes até ter tudo na ponta da língua.

Existe uma profissional brasileira gabaritada quando o assunto é anúncios no Facebook Ads. Caso queria conhecê-la clique aqui, leia o artigo completo e aproveite a vaga para um treinamento gratuito!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *