Como Mudar os Hábitos Financeiros?

Para  Mudar os Hábitos Financeiros pode ser como começar um regime, entrar na academia, fazer um curso, economizar… Todos nós temos metas a serem alcançadas. Mas, o que torna difícil a realização é se livrar de nossos velhos hábitos. O dicionário define hábito como uma ação que se repete com frequência e regularidade. Ou seja, fazemos tanto e tantas vezes aquilo, que é difícil deixar de praticar. Mas, é possível mudar. Por exemplo, como mudar os hábitos financeiros?

Você sabia que mais de 60 milhões de brasileiros estão endividados? Naturalmente que a crise econômica dificultou a vida de muitos e o consequente desemprego desestabilizou muitas famílias. Empregado ou não, devendo ou não, como mudar os hábitos financeiros?

>>> Veja também: 6 Passos Para Organizar Sua Vida Financeira!

Mudar-os-Hábitos-Financeiros

Confira as dicas para Mudar os Hábitos Financeiros Agora!

Não precisa ser um consultor financeiro para saber que só podemos gastar o que ganhamos. Simples, mas difícil de colocar em prática. A facilidade no crédito e as propostas de mais cartões de crédito levam muitos à tentação. E aí, se já temos a compulsão, a mania, o hábito de comprar muito, tudo ficará mais fácil. Até chegar a fatura. Veja algumas dicas para mudar os hábitos financeiros e ter uma situação tranquila, mesmo em tempos de crise.

  1. Identifique o ralo

O primeiro passo é identificar onde temos menos controle. Talvez seja passear muito sem condições, sempre comer fora, gastar muito com energia elétrica… Faça ajustes. Elabore uma programação para fazer mais comida em casa ou para aprender a desligar as lâmpadas, passar mais roupas de uma vez ou usar menos o ar condicionado. Mude seus hábitos.

  1. Comece a poupar

Consiga um cofrinho ou faça um compromisso para juntar dinheiro, mesmo que seja pouco. A grande maioria das pessoas não conseguem guardar dinheiro, mas, honram seus compromissos financeiros. Participe de um consórcio de dinheiro entre amigos ou família ou adquira uma cota de consórcio de um bem. O famoso cofrinho com moedas de um real pode ser uma grande surpresa no final do ano. Mude seus hábitos.

  1. Compre com dinheiro

O cartão de crédito facilita na hora da compra, mas, complica na hora de pagar. Algumas pessoas por falta de controle, se endividaram por não pagar a fatura ou por entrar no hábito de pagar o mínimo da fatura. Como mudar os hábitos financeiros no uso do cartão? As vezes a solução é não ter cartão de crédito. As lojas dão descontos para quem paga em dinheiro. Você tem mais poder de negociação com dinheiro em mão. A lei agora autoriza as empresas a cobrar mais quando o pagamento for feito com cartão e desconto para pagamentos à vista. Aproveite para economizar. Mude seus hábitos.

Como todo hábito, não é fácil mudar hábitos financeiros. Mas, é possível. Não desista. Anote suas despesas, suas dificuldades, pontos a melhorar e o seu progresso. Explique a situação para os membros da sua família e peça ajuda de todos para mudar seus hábitos financeiros. O que você organiza e economiza pode ser usado no futuro para benefício de todos, seja ao superar uma crise ou quem sabe tendo o necessário para aquela tão sonhada viagem.

O professor Elisson de Andrade, doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) pode te ensinar facilmente como chegar a esse tão sonhado controle financeiro. Veja mais aqui.

<<< Quero Conhecer o Projeto Mudanças de Hábitos Financeiros >>>

Leia mais artigos:

3 motivos para você investir no tesouro direto

Como Enriquecer na Bolsa de Valores!

7 Dicas Para Iniciar Uma Loja Virtual de Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *