Como evitar as perdas com recebimentos de cartões na sua empresa?

Como evitar as perdas com recebimentos de cartões na sua empresa? Você tem certeza que possui controle sobre todas as suas vendas realizadas no cartão de crédito?

Os cartões de crédito e débito hoje são importantes formas de pagamento, isto porque os cartões representam o dinheiro em circulação no mundo moderno.

Neste sentido, para o empreendedor, a conciliação de cartão é imprescindível para evitar as perdas com recebimentos de cartões para as empresa. Entretanto, alguns empresários ainda não sabem como lidar com tal situação, ou desconhecem o conceito.

A primeira questão é entender o que é conciliação de cartão. Trata-se de “verificar” todas as operações que foram realizadas com por meio de cartões, quer seja de débito, quer seja de crédito. Neste sentido, é fundamental checar se as transações financeiras foram ou não pagas pelas operadoras de crédito, uma vez que muitas transações são realizadas diariamente. Então, é preciso que você realize o processo da conciliação de forma eficaz e exata.

Logo abaixo, veja alguns riscos que você pode correr caso não adote a conciliação. Continue acompanhando a nossa matéria!

O que acontece se eu não aderir a conciliação do cartão?

Ao deixar de realizar a conciliação do cartão, seu negócio fica suscetível ao erro. Apesar de ser um método de pagamento e recebimento de vendas seguro, as operações precisam, necessariamente, de muita atenção para não acarretarem prejuízos para sua empresa.

Se você não aderir corretamente à conciliação do cartão de crédito ou débito, o valor que é creditado no banco pode não conferir com o que você possui no seu controle de vendas. Outro prejuízo consiste na perda do controle das finanças, em virtude dos recebíveis que precisou antecipar, não sabendo mais quais eram os valores que teria de entrada no cartão.

Caso a empresa possua tipos de bandeiras diferentes, pode haver inconsistências em relação ao pagamento das taxas. Não conhecer os valores exatos, brutos e líquidos que a empresa tem para receber pode prejudicar o seu negócio.

3 dicas infalíveis para evitar as perdas com recebimentos de cartões:

Observe abaixo algumas dicas que separamos para evitar as perdas com recebimentos de cartões. Fique de olho e siga este passo-a-passo.

  • Taxas

Ao firmar contrato com alguma operadora você acaba pagando uma taxa sobre as vendas, que às vezes, nem é conferida. Você precisa saber se está pagando exatamente o que foi combinado para não sofrer prejuízos. Essa é uma das funcionalidades da conciliação.

Saber se o custo da maquininha está correto também é uma forma de gerenciar corretamente os seus custos.

  • Cancelamentos

Uma venda que não foi devidamente estornada por gerar vários transtornos. Imagine se um cliente cancela a compra e ela não é estornada? Isso pode resultar em riscos como processos e pedidos de indenização, por exemplo.

Invista em um sistema que possa lhe informar que determinada transação foi efetivamente cancelada.

  • Controle de fraudes

Atente-se a este ponto, pois uma transação que é fechada, mas conta de fraudes não é reconhecida pela operadora, pode ocasionar ao varejista prejuízo. Por isso, é importante fazer uso de um serviço que ajude a controlar os valores reembolsáveis e perdas efetivas.

Além dessas dicas, lembre-se de investir sempre em programas de gestão financeira, que dão importância para a conciliação de cartões de crédito e débito. Dessa forma, você garante mais segurança para o seu negócio. Não deixe de compartilhar esse conteúdo nas redes sociais.

Confira aqui um curso exclusivo com Samuel Marques , que ensina como acabar com as perdas na administração dos cartões de crédito na sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *