Como fazer um Business Plan (Plano de Negócios) ?

Fazer um Plano de Negócios é o mesmo que uma tradução daquilo que se espera para seu negócio. Trata-se de uma elaboração muito saudável, tendo em vista como o empreendedor enxergará seu negócio, a curto, médio, longo prazo e poder prever algumas situações ao longo da trajetória.

Se o empreendedor não está acostumado com planilhas e apresentações, isso é o que menos importa, o que realmente importa é tentar estimar o comportamento das variáveis, como receitas, custos fixos, variáveis, investimentos, capital de giro, tributos, etc.

Veja agora como fazer seu plano de negócios:

A composição de um plano de negócios basicamente é elaborado em cinco partes: um sumário executivo, uma análise externa, uma análise interna, uma estratégia de marketing e uma avaliação económica e financeira.

plano de negócios

1 – Sumário Executivo

O sumário executivo descreve de forma sucinta (uma página, no máximo duas) o conceito de negócio, incluindo o tipo de produtos e serviços a prestar, o mercado – alvo a atingir e os resultados financeiros que se espera alcançar.
Análise externa
Esta análise concentra-se nas condições e tendências críticas da envolvente externa que têm impacto no negócio

2 – Análise interna

O passo seguinte consiste em analisar internamente os pontos fortes e fracos da organização, no que diz respeito à sua capacidade de competir no mercado.

Estratégia de marketing
Esta fase é composta pelos objetivos do marketing, a definição dos mercados-alvo e pelo mix de marketing.

plano de negócios

3 – Avaliação Econômica e Financeira

É frequentemente a parte do plano de negócios que merece mais atenção por parte de investidores e dos próprios promotores do projeto. Uma primeira distinção tem que ser feita no que diz respeito ao prazo da avaliação económica e financeira: o que representa o curto prazo e o que representa o médio e longo prazo.
No que diz respeito ao planeamento de médio e longo prazo, há vários aspectos a considerar:

  • Previsão de vendas.

plano-de-negocios-vendas

Deverá criar-se uma tabela onde se estima o volume de vendas, detalhado por produto, serviço, área geográfica ou outras variáveis para os próximos três a cinco anos.

  1. Estrutura de custos

    A estrutura de custos deve verificar os custos variáveis bem como os custos de estrutura ou custos fixos.

  2. Plano de investimentos

    O montante que a empresa prevê investir para dar início à sua atividade deve estar detalhado numa tabela, por tipo de investimento, fornecedor, montante e timing.

  3. Financiamento

    Tendo já uma boa noção dos montantes a investir em ativos fixos e em fundo de maneio, interessa agora decidir como os financiar.

Finalizando:

É isso aí pessoal, tenham em mente a importância de um bom plano de negócios em suas empreitadas, pois ele te dirá como tomar a maioria das decisões com precisão e maior agilidade.

Agora que você já possui todas as informações verifique esta oportunidade de negócio com baixo risco para que você comece a alavancar seu carreira empreendedora.

Dica Importante:

Alimente-o e atualize-o sempre que possível pois muitas variáveis e estratégias podem melhorar e muito ao longo do tempo, o mercado é muito dinâmico e veloz!
Quer mais dicas e saber como montar um plano de negócios sólidos para seu negócio a partir de agora? Fique atento nos próximos artigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *