Como combater a inadimplência contábil?

Como combater a inadimplência contábil? A inadimplência é um problema constante que ocorre em todo e qualquer tipo de escritório de contabilidade. Mas, como combater a inadimplência contábil? Bem, este é um fator de extrema relevância para que ocorra sucesso nos escritórios, principalmente em meio à crise econômica do país.

A inadimplência é nada mais do que um problema que pode atingir qualquer negócio, independente do tamanho e do segmento. Por isso, é imprescindível ficar atento aos riscos que ela pode trazer.

Estar com os negócios inadimplentes significa que não há quitação de um pagamento de um compromisso financeiro até a data de seu vencimento, seja pela contratação de um serviço ou pela compra de um produto.

Como acontece a inadimplência contábil?

Muitos contadores são colocados como parceiros de negócios por micro e pequenas empresas, e não como prestadores de serviços profissionais. Quando a empresa está vivenciando uma crise, por exemplo, seus gestores acabam optando por acertar primeiramente as contas dos funcionários, fornecedores, etc.

Desta forma, as empresas acabam deixando para pagar os honorários do contador por último. Isto acontece muitas vezes porque o próprio contador permite, visto que muitos se relacionam com seus clientes de modo informal.

Em muitas circunstâncias, eles não se preocupam em fazer um contrato de prestação de serviços bem elaborado; já em outras situações sequer eles têm esse contrato. Logo, começam o trabalho antes mesmo de definir as cláusulas de funcionamento da prestação de serviços e isso gera a inadimplência, o que afeta o fluxo de caixa do escritório de contabilidade.

Dicas de como combater a inadimplência contábil

Mais abaixo, nós separamos algumas dicas para ajudar no combate à inadimplência contábil. Continue acompanhando para saber mais!

  • Planejamento

Seu cliente precisa enxergar valor no seu trabalho. Ele precisa compreender que você gera resultados positivos por meio de esforços. Sendo assim, comece fazendo um bom planejamento tributário para a empresa do cliente.

Você precisa encontrar uma solução para que ele tenha mais resultados. Você deve pensar de maneira ampla. Portanto, promova para o seu cliente, o seu escritório terá efeitos positivos também. É uma troca, pense nisso!

  • Medo

Para que todo o planejamento seja eficaz, você precisa eliminar o medo de perder aqueles clientes que costumam resistir às mudanças de comportamentos. Mantenha em sua carteira de clientes, empresas comprometidas com o processo de ganha-ganha.

Isso significa que todos devem ganhar no resultado final, os clientes, você, a sociedade, a empresa, o meio ambiente, etc.

  • Proposta

Faça uma boa proposta de prestação de serviço para apresentar ao seu cliente. Na proposta, é preciso explicar o que você irá fazer em relação aos prazos, preços, condições para pagamentos em atraso, etc.

Após sua proposta ser aceita e assinada, você deve elaborar um contrato de prestação de serviço e enviar para o cliente.

Além dessas dicas, não deixe de criar planos de ação para combater a inadimplência de seus clientes. Comece estabelecendo metas com métodos efetivos. Dessa forma, tudo tende a prosperar. Para ficar por dentro das novidades não deixe de nos seguir nas redes sociais.

Confira aqui um treinamento com Anderson Hernandes para você implantar um novo plano de combate de inadimplência dos seus honorários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *