Como Estudar Para Concursos Públicos

Como Estudar Para Concursos Públicos? Você se sente perdido ao iniciar seus estudos na maioria dos dias? Está displicente com relação a quantidade de horas estudadas bem como quais matérias devem ser focadas?

Dorme bem em um dia e vira a outra noite estudando? A mesma coisa acontece com sua alimentação? Foi pensando nesses problemas que resolvemos escrever esse post com uma lista de dicas para você se organizar melhor em sua rotina de estudos. Afinal, as pessoas que usam bem seu tempo são aqueles que conseguem tirar melhor proveito de seus livros e anotações.

Como Estudar Para Concursos Públicos de Forma Organizada?

Como Estudar Para Concursos Públicos 1 – Liste todas as suas prioridades diárias e deixe anotado em local de fácil visualização Seja específico em seus objetivos, mensurável e com prazos definidos. Dessa maneira você poderá trabalhar com métricas e resultados e saberá de fato como estudar para concursos públicos. Se não tem nada que fica muito vago, mais rápido você conseguirá traçar, definir e alcançar suas metas.

Exemplo: qual cargo público você almeja e qual faixa salarial, quanto tempo você precisará para passar nesse concurso e de que forma fará isso, etapa a etapa. Lembre-se tudo, mas tudo mesmo tem um começo, meio e fim, mesmo que você não consiga mapear.

Parece óbvio, mas nem sempre esse óbvio é tão visível e palpável da maneira que explicamos. Feito isso, estabeleça essas prioridades com um sinal vermelho para as matérias difíceis, amarelo para as médias e verde para as mais fáceis, assim como os concursos que você está pretendendo fazer.

Esta primeira etapa é crucial para você direcionar suas energias bem como suas horas gastas em cada objetivo. Se você tem 6 horas diárias de estudo, por exemplo, separe umas 3 horas para as vermelhas. Outro detalhe, saiba diferenciar o que é difícil e o que você gosta de estudar. É muito importante não confundir isso para não protelar assuntos importantes.

organizar para estudar

2 – Acabe com as distrações e aumente seu foco Outro detalhe importante, simples, porém esquecido ou negligenciado por muitos – foco! Tire televisão, videogame, desligue celular, enfim, tudo que possa tirar sua atenção no momento de estudo.

Como estudar em um ambiente com excesso de poluição sonora e distrações por todos os lados? Faça um teste, some os segundos, minutos e horas gastas em um dia normal e você verá o enorme desperdício do seu precioso tempo!

Quer algo mais interessante ainda? Pegue o salário de um concurso que você deseja passar, dividas as horas e calcule quanto vale sua hora. Isso mesmo, cada minuto seu é muito caro! Redes sociais, zap zap, emails e pesquisas na internet? Sim, é necessário, porém estabeleça horários para o uso de cada um ou todos de uma vez, porém somente em um único horário de seu dia.

Por exemplo redes sociais e emails somente na primeira hora do dia, pesquisas na internet, 30 minutos no final do dia. Organize-se e veja o quanto você perceberá a relevância de cada informação absorvida.

Mas faça mesmo! Um bom ambiente de estudo é também fundamental. Um local limpo, arejado, iluminado e principalmente organizado! leia um pouco sobre o método 5s e você entenderá a importância de se ter tudo no mesmo lugar, em um local limpo e dimensionado para você.

 

estudar mais e melhor

3 – Não abra mão do lazer e das atividades físicas Mente sã em corpo são. Poderíamos parar por aqui né! Da mesma forma que você é o que você come, seu estudo é resultado de todo esse conjunto, disciplina, organização, saúde e lazer. Pratique atividades físicas ao menos três vezes por semana, mesmo em casa, hoje em dia existem inúmeros bons programas de exercícios na internet e gratuitos.

Pode ser também uma caminhada ou uma corrida leve. Seu corpo e sua mente irão responder muito melhor e ainda suportar muito mais a pressão do dia a dia. Reserve também um horário ou um dia da semana para seu lazer preferido, ou se encaixar na sua agenda faça-o diariamente (porquê não?!).

Nosso corpo e nossa mente são como um carro, se cuidarmos bem deles, fizermos as revisões e abastecermos com combustível de qualidade permaneceremos por anos sem problemas. Prevenir é muito melhor que remediar, nunca se esqueça! E por último, sempre durma bem (tente isso todo santo dia)!

Discipline seu horário de sono, inclusive nos finais de semana! Todos sabemos que uma boa noite de sono influencia demais em sua performance. Você com certeza vai tirar aquela frase que martelava na sua cabeça todo santo dia – como estudar para concurso público?

Tem um curso muito bom e completo que ensina como estudar para concursos públicos, otimiza, organiza e acelera seu ritmo de estudos,  criado por uma técnica do TCU – Carol Alvarenga, vale a pena conferir! Bom estudos e boa sorte!

Assista na íntegra a palestra da Carol sobre “Ignorância Seletiva”:

Esse site tem mostrado uma das melhores técnicas sobre como estudar para concursos públicos, ensinada através da internet com a especialista Carol Alvarenga.

 

2 Comentários


  1. Parabéns Equipe Monetize Agora!!!
    Texto muito bem escrito!!!
    Me ajudou muito!
    Já coloquei o site em meus favoritos!!!
    Grande abraço!!!

    Responder
    1. monetizeagora

      Olá Denise, ficamos muito contentes que você tenha gostado! Qualquer dúvida estamos a disposição!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *